Por que contratar motoboy é vantajoso para sua empresa


No mundo dos negócios de alta produtividade, nada é feito sem um bom motivo, até porque, isso invariavelmente aumentaria os riscos de prejuízos.  

Mas as razões para contratar motoboy, muitas vezes não são compreendidas pelos empresários iniciantes, o que naturalmente é um problema. 

A razão é que assim a empresa aumenta a possibilidade de fazer gastos desnecessários. Como isso é possível? As possibilidades são muitas. 

Uma delas, por exemplo, é contratando profissionais que eventualmente não atenderão às necessidades da empresa. Isso pode ocorrer tanto em função do regime de contratação escolhido (MEI, CLT, etc) quanto pelo perfil do próprio trabalhador. 

Descobrindo isso somente depois do contrato firmado, a empresa acabará inevitavelmente pagando por algo que não será o ideal para si. Mas não para por aí. 

Outra possibilidade em que os prejuízos podem surgir é quando a empresa deixa de contratar um profissional para essa função. 

Isso normalmente acontece quando o empreendedor acredita que pode ele mesmo fazer a função do motoboy ou então designar alguém de outra função para o trabalho. 

Em ambos os casos os resultados tendem a ser ruins. No primeiro exemplo, o comum é que o empresário descubra ao longo dos meses que está fazendo mau uso de seu tempo. 

Em outra palavras, ele percebe que está fazendo um trabalho de motoboy enquanto poderia investir esse tempo administrando melhor o negócio. 

Já no segundo exemplo, o problema é que a empresa acabará sacrificando um funcionário fazendo uma função para a qual não foi contratado. 

Isso implica em reduzir a produtividade em outro setor da empresa para que o colaborador perca tempo lidando com algo com que ele nem tem experiência. 

Considerando o que foi dito, portanto, é fato que a contratação de um profissional como um motoboy é necessária. Mas acima de tudo, é preciso entender de antemão as razões para isso. 

Sabendo disso então, preparamos aqui uma lista com os principais motivos para a empresa fazer isso. Acompanhe a leitura. 

Redução de custos

 Conforme já sugerimos inicialmente, evitar prejuízos é sempre muito importante para qualquer empresa. Mas engana-se quem pensa que isso pode ser feito somente por meio das possibilidades já citadas, longe disso. 

Prova disso é que, falando basicamente do benefício de contratar motoboy, temos aí também a redução de custo relacionado aos veículos em si. 

Imagine que você mesmo, como empreendedor, resolve sair para realizar os trabalhos na rua. Você vai se dispor a fazer isso com uma moto?

Na maioria das vezes a resposta vai ser não, certo? Isso é comum porque com o carro o conforto é naturalmente maior. O mesmo pode acontecer quando a empresa retira um funcionário de sua função para fazer algum trabalho na rua. 

Nesses exemplos, portanto, há um custo maior com combustível se compararmos o mesmo trajeto feito por uma moto. Isso sem contar os custos com manutenção e todos os outros que já mencionamos. 

Agora, supomos que a empresa resolva contratar um profissional para entregas, mas não necessariamente um motoboy. Nesse caso, a empresa terá de investir em um automóvel, que normalmente custará pelo menos 5 vezes mais que uma moto. 

Percebe como os custos vão se elevando? Pois é, mas não para por aí. Além do veículo propriamente dito, temos também os custos associados, o que inclui seguro do mesmo, que adiciona uma camada de proteção. 

Tudo isso sem contar despesas obrigatórias, como IPVA e DPVAT, por exemplo, que tem relação direta com o preço do veículo. Vale lembrar que nem incluímos nesse caso os valores relacionados à depreciação do veículo. 

Com base em tudo isso, portanto, fica claro que, não basta optar por contratar um entregador ou office boy, é sempre bom considerar a opção do motoboy. 

Otimização de tempo

Além da economia mencionada no caso de contratar motoboy, temos ainda o fator otimização de tempo. Isso é possível porque um motoboy já tem toda expertise necessária para lidar com as demandas de suas funções. A seguir mostramos dois exemplos práticos disso. 

Fator fila

Enquanto automóveis precisam lidar com filas e engarrafamentos, os motoboys sabem perfeitamente como encontrar atalhos para driblar esses problemas. 

Isso significa que, nem mesmo um acidente inesperado que possa causar eventualmente um congestionamento, impedirá o trabalhador de cumprir sua missão em tempo hábil. 

Nos casos em que a pontualidade é importante, portanto, a empresa tem mais esse motivo para a contratação de motoboy. A eficiência das motos nesse quesito é imbatível. 

Fator estacionamento

Assim como o profissional que atua de moto sabe como lidar com engarrafamentos, ele também sabe encontrar espaços para estacionar bem. Isso já é facilitado logo de cara pelo tamanho do veículo, que é naturalmente menor que o dos carros. 

O cálculo é basicamente o de que, o lugar que cabe um carro, comporta pelo menos cinco motos. Como se não bastasse, os motoboys também podem procurar por estacionamentos reservados para as motos. 

Isso sem contar que os profissionais muitas vezes usam a criatividade para encontrar novos espaços onde não há proibição explícita para estacionar.  

Esse tipo de benefício é compartilhado pelos office boys e entregadores que atuam de bicicleta. O problema é que nesse caso os profissionais precisam encontrar lugares onde acorrentar a bike. 

Vantagem no rodízio

Aqui chegamos ao ponto em que comparamos novamente a eficiência do carro e da moto no caso dos serviços inerentes a um entregador ou office boy. A vantagem mais uma vez fica com a moto, naturalmente. 

O fator primordial para isso é o fato de que, em cidades grandes, como São Paulo, é importante considerar o rodízio dos automóveis. Para quem não sabe, os veículos se revezam no tráfego urbano para evitar congestionamentos. 

Isso não ocorre no caso dos motoboys, que podem rodar livremente cumprindo seus deveres nas ruas da cidade. Diante disso, o único meio de transporte que poderia concorrer com a moto é a bicicleta. 

Todavia, a falta de terrenos planos na maioria das cidades, como na própria São Paulo, por exemplo, dificulta essa possibilidade. 

Considerando tudo isso, portanto, este é mais um bom motivo para contratar motoboy, até porque, assim o trabalho poderá ser realizado diariamente sem problema. 






Mais Artigos


DEIXE SEU COMENTÁRIO: