Por que contratar um motoboy para entrega de documentos


A quantidade de escritórios que precisa lidar diariamente com o transporte e entrega de documentos é cada vez maior.  

Trata-se de uma realidade por vezes muito complicada, especialmente em grandes cidades brasileiras. Nesse cenário, no entanto, um motoboy para entrega de documentos pode ser uma saída interessante. 

É bem verdade que em pleno século XXI essa não é a única alternativa, certo? Hoje em dia algumas empresas já testam a opção de fazer essas entregas por meio digital, o que naturalmente evita custo com motoboy. 

Nem todo mundo, porém, enxerga benefício nesse novo cenário que ainda dá seus primeiros passos. 

Os motivos são os mais diversos, e vão desde eventuais problemas que podem ocorrer com a tecnologia, até a agilidade nos processos derivados dessa entrega. 

Em outras palavras, nesse último caso estamos falando daquelas situações em que a entrega é acompanhada de uma assinatura, pagamento, etc. 

Isso significa que, em tese, uma solução que deveria oferece vantagens como agilidade, facilidade na comunicação, nem sempre funciona. 

Com base nisso, a praticidade na entrega e eventual devolução de arquivos pode ser comprometida. Vale destacar ainda que, embora seja o principal, este não é o único motivo para contratação de um motoboy para esse tipo de entrega. 

A seguir listamos alguns exemplos e ainda voltamos a falar mais detalhadamente desta questão de envio digital x motoboy. Siga conosco. 

Maior agilidade em relação a um office boy de bicicleta

Considerando que o envio de documentos por meios digitais ainda não se mostra uma opção totalmente à prova de falhas, temos outras alternativas. Uma delas é o office boy de bike, que também surge como opção interessante.

Apesar disso, o fato é que nesse caso o prazo de entrega pode ser comprometido, o que se deve à velocidade na entrega em comparação ao motoboy. 

Não obstante, o profissional de bike também lida com problemas de locomoção em cidades com pouco terreno plano. Diante disso, o motoboy acaba sendo a melhor solução. 

Custo reduzido em relação a outros automóveis

Além da bike e da moto, as entregas de documentos podem ser feitas de carro. Essa opção, porém, é a menos inviável considerando o trânsito nas grandes cidades. 

Com um automóvel, portanto, o tempo de entrega pode ser prejudicado, sem contar que o custo é bem mais elevado. Temos aqui, portanto, mais um ponto favorável ao motoboy para entrega de documentos. 

Motoboy x entrega digital de documentos 

Voltamos aqui à questão da entrega digital de documentos em comparação com os serviços de um motoboy. Nesse caso devemos nos lembrar das possibilidades de contratempo que a tecnologia ainda oferece.

A lista de desvantagens no caso da entrega digital, portanto, inclui: 

Instabilidade da internet no Brasil;

Problemas relacionados a hardware;

Eventuais erros na digitação dos endereços de e-mail;

Problemas relacionados a software (divergências no formato dos documentos); 

Complicações em relação à assinatura dos papéis; e

Dúvidas em relação ao recebimento e visualização dos arquivos.

É bem verdade que nesse último caso o problema pode ser evitado por meio de algumas medidas de segurança. Uma delas, por exemplo, seria optar pelo uso de um protocolo de entrega de documentos onde o destinatário deve confirmar imediatamente o recebimento. 

Com essa medida, o emissor pode lidar melhor com suas responsabilidades, já que estará ciente do recebimento do documento enviado. Mas claro que nem tudo são flores mesmo nesse caso. 

Para ilustrar isso, temos a seguir os exemplos de algumas situações desagradáveis que podem ser evitadas com a contratação de um motoboy para entrega de documentos. 

Por que a contratação do motoboy pode valer mais a pena

A internet do Brasil está entre as piores do mundo. Isso significa que, depender exclusivamente dela é basicamente flertar com o fracasso. A entrega de documentos por meio digital, portanto, pode ser comprometida a qualquer momento. 

Entre as possibilidades está o atraso no prazo de entrega dos documentos ou até no recebimento do mesmo. Em outras palavras, quer dizer que mesmo que a internet de quem envia o documento esteja boa, não há garantia de que o destinatário terá a mesma sorte. 

Este é um problema que naturalmente pode ser evitado com um motoboy. Outro exemplo fica por conta de eventuais falhas na comunicação. Isso é algo bastante comum no envio de documentos por meio digital. 

Os casos mais corriqueiros são aqueles em que o emissor afirma ter enviado a mensagem com o arquivo e o receptor alega não ter recebido. Esse tipo de situação pode ocorrer por eventuais equívocos na digitação do e-mail, que é algo que inclusive já mencionamos. 

Outra possibilidade é a da mensagem ter ido parar na caixa de spam ou lixo eletrônico sem que o receptor tenha percebido. Desse tipo de situação podem discorrer uma série de problemas. 

Uma das possibilidades, por exemplo, é a quebra de confiança, o que naturalmente pode colocar em risco grandes negociações e trâmites importantes. 

Como se não bastasse, ainda existem os casos onde problemas com o computador ou formato de arquivo podem complicar o processo. Hoje em dia existe uma grande variedade de aparelhos e uma série de extensões diferentes nas quais um arquivo pode se apresentar. 

Quer dizer que, se o receptor não tiver um software capaz de ler o formato de arquivo enviado pelo emissor, o processo de entrega de documentos estará comprometido. 

É claro que sempre há a possibilidade do receptor fazer o download do programa necessário após o recebimento, certo? Mas é fato que isso poderá resultar em atrasos na comunicação e até mesmo no desenrolar dos trâmites de modo geral. 

Não obstante, trata-se de uma questão que pode ser trabalhosa e demorada, trazendo eventualmente custos adicionais no caso da falta de programas gratuitos. 

Sem contar que nos casos em que os documentos ainda precisam ser digitalizados, existe a necessidade de investimento extra da parte do próprio emissor. Isso inclui, por exemplo, a aquisição de um scanner. 

Diante de tudo isso, por mais que contratar um motoboy para entrega de documentos também possa gerar um custo, a verdade é que isso vale a pena. 

Quando a escolha é bem feita, o emissor tem a segurança de que os documentos estão nas mãos do destinatário em tempo hábil. 






Mais Artigos


DEIXE SEU COMENTÁRIO: